Rádio

   

              

 

 

 

 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Deficit de atenção ( TDAH )


Diagnóstico de deficit de atenção divide especialistas



O transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), distúrbio que prejudica o aprendizado de crianças, tem provocado intensa polêmica no meio médico.
Segundo estimativas publicadas pela ABDA (Associação Brasileira de Deficit de Atenção), cerca de 5% dos jovens são portadores do distúrbio, mas um grupo de especialistas critica o que chama de "superdiagnóstico da doença" e as formas de lidar com os sintomas.
Convidado para um simpósio internacional sobre TDAH realizado neste mês pela Universidade Federal de São Paulo, o psicólogo Joseph Sergeant, da Universidade Vrije, Holanda, afirma que o transtorno deve ser tratado o mais rápido possível.
"Um jovem portador de TDAH que não desenvolveu todos os seus potenciais por falta de tratamento pode nunca atingir objetivos como ingressar numa universidade", afirma.
Sergeant diz que os médicos são mal preparados para detectar o transtorno. "A medicina é setorizada e o transtorno é multifatorial. Não há especialidade que domine todas as áreas envolvidas no problema."


Editoria de Arte/Folhapress





    Fonte:Jornal Folha de São Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/799076-diagnostico-de-deficit-de-atencao-divide-especialistas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário