Rádio

   

              

 

 

 

 

sexta-feira, 15 de março de 2013

TDAH – comprometimentos e dificuldades


TDAH – comprometimentos e dificuldades


SINTOMAS DE TDAH
COMPROMETIMENTOS
DIFICULDADES
Escrita
Cópia do quadro
Coordenação motora
Manutenção do foco
Memória de trabalho
Interpretação de texto, cálculos matemáticos e leitura
Planejamento
Trabalhar sem cometer erros bobos
Organização
Trabalhar em grandes projetos
Habilidades sociais
Sequências (exercícios) muito extensos
Tempo de realização de uma tarefa (ex: provas)
Auto-monitoração

Metas a longo prazo

Transição de uma tarefa para outra

Usar o feed-back

Recomendações quanto à escrita:
·         Reduzir a quantidade de escrita e/ou cópia.
·         Permitir uma parada ou saída de sala depois de cada página* escrita. (*fazer o combinado prévio se será parágrafos, textos, redação, etc).
·         Entregue cópias impressas do conteúdo passado no quadro.
·         Estipule um tempo maior para trabalhos escritos, anotações ou cópia do quadro.
·         Diminua a exigência quanto ao grau de limpeza dos cadernos. (cuidado para não abandonar).
·         Permita o uso de um mini gravador para gravar falas do próprio estudante.
·         Permita que o estudante alterne entre computador e escrita.
·         Observe e oriente sobre o tipo de agenda que o aluno está usando.
·         Modifique as folhas de exercício de modo a promover um espaço maior para as respostas.
·         Reduza o número de tarefas a serem feitos por vez.
·         Ensine a tampar os exercícios e deixar só o que está sendo feito, à vista.
·         Promova o uso de papel quadriculado, pautado ou de réguas para alinhar os números.

Recomendações quanto à dificuldade com metas de longo prazo:
·         Forneça ao aluno a matéria dada em aula.
·         Faça uma revisão do conteúdo anterior e relacione com o objetivo maior antes de introduzir matéria nova.
·         Relacione conteúdos e tarefas à exemplos com significado concreto.

Recomendações quanto ao planejamento:
·         Forneça um modelo de planejamento.
·         Mostre ao aluno um projeto inteiro já completo ao introduzir uma tarefa.
·         Divida grandes projetos em vários menores.

Recomendações quanto à organização:
·         Ensine o uso de cores para tópicos diferentes (vermelho para assunto principal, verde para datas, amarelo para nomes, etc).
·         Trabalhe a priorização.
·         Faça pequenas atividades diariamente e certifique-se de completar cada uma delas sem pendências.

Recomendações quanto as habilidades sociais:
·         Pense antes de agir (falar).
·         Identifique um colega ou amigo que possa ajudá-lo nas tarefas diárias.
·         Tome consciência das possíveis consequências dos seus atos.
·         Verbalize quais atitudes que gosta e que não gosta para que as pessoas saibam o que pensa.

Fonte: www.claudiaferreira.psc.br/tdah


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário